segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dicionário de Ballet:



    Relevé
[ruhl-VAY]: Elevado. Uma elevacão do corpo em pontas ou meia-pontas, ponta ou meia-ponta. Há duas maneiras de execução para o relevé. Na Escola Francesa, relevé é feito suavemente, uma contínua elevação equanto Cecchetti e a Escola Russa o usavam como um passo ágil. Relevé deve ser feito em primeira, segunda, quarta e quinta posição, en attitude, en arabesque, devant, derrière, en tournant, passé en avant, passé en arrière e assim por diante.

Retiré
[ruh-tee-RAY]: Retirada. Uma posição onde a perna é tirada em segunda posição com o joelho dobrado e volta ao mesmo lugar de onde veio.
Rond de jambe
[rawn duh zhahnb]: Literalmente, "movimento circular da perna". A perna que está trabalhando descvreve um círculo tanto na terra (àterre) como o ar (en l'air).
Rond de jambe à terre
[rawn duh zhahnb a tehr]: Rond de jambe feito no chão. Um exercício da barra ou do centro onde uma perna descreve séries de movimentos circulares no chão. As duas pernas devem permanecer perfeitamente reta e todo o movimento deve vir do quadril. O dedo do pé que trabalha não sai do chão e não ultrapassa a quarta posição ouvert ou atrás.
Rond de jambe en l'air
[rawn duh zhahnb ahn lehr]: Rond de jambe no ar. Ronds de jambe en l'air são feitos tanto na barra quanto no centro, e pode ser simples, duplo, en dehors ou en dedans. O dedo do pé que trabalha executa um movimento oval. A coxa deve se mexer o mínimo possivo e os quadris devem ser virado bem. A ponta do pé deve passar mais ou menos pela altura do joelho de base. O ápice do movimento é quando o pé fica em segunda posição en l'air.
Royale
[ruah-YAL]: Royal. Uma mudança onde os calcanhares batem ao mesmo tempo e junto na frente antes que os pés mudem de posição. Pode também ser chamado de "changement battu".
Sissone
[see-SAWN]: Um salto dos pés caindo em um pé com a perna trabalhada estendida para o lado, frente ou atrás num movimento parecido com o de uma tesoura.
Sissone fermée
[see-SAWN fehr-MAY]: Sissone fechado. Um passo de elevação lenta executada em tempo rápido. Este sissone acaba os dois pés com o pé que está trabalhando colando no chão em demi-plié e na quinta posição. Pode ser executado en avant, en arrière e de côte em todas as direções, como croisé, effacé, écarté, etc.
Tour
[toor]: Um giro completo do corpo. Verifique pirouette. Giro no ar, executado quando o dançarino salta verticalmente. Dos bailarinos se espera tours dobrados no ar e alguns deles são capazes de triplos tours. Raramente executados por mulheres.
Tournant, en

[ahn toor-NAHN]: Literalmente, "girando". Muitos passos podem ser executados, tanto singulares ou em séries, quando o dançarino faz uma revolução em seu corpo e descreve um círculo no solo.

VARIAÇÕES:


O que são as nossas variações? São solos importantíssimos de um repertório no qual personagens clássicos se apresentam... Existem variações para bailarinas e bailarinos. E são inúmeros os nomes de variações...


Aqui vão algumas variações femininas famosas
       
 Variação das fadas de "Bela Adormecida" veja mais exemplos
  •  Variação de "Paquita" 
  • Variação de "Esmeralda
  •  Variação de "Harlequinade"
  •  Variação de "Nikiya"
  •  Variação de "Kitri"
  •  Variação de "Coppélia"
  •  Variação do " Pássaro Azul"
  •  Variação de Odette e Odile